Saúde x Economia: Um lado e outro do coronavírus

O novo coronavírus, o COVID-19, tem causado milhares de mortes por todo o mundo. Além das mortes, o vírus também tem afetado muitas economias e causando muito pânico nas pessoas. Diante disso o Governo Federal, governadores e prefeitos vem tomando medidas importantes para o combate da doença. Uma dessas medidas é o isolamento social, que vem dividindo opiniões de todos neste momento.

Por um lado o presidente Jair Bolsonaro é claramente a favor do “isolamento vertical” – onde as pessoas voltem a sua rotina normal e que preze somente pelos idosos e pessoas com outras doenças, que também são consideradas do grupo de risco.

No outro lado, aparece as figuras dos governadores e prefeitos que são contra o modelo de exílio proposto pelo presidente e insistem que as pessoas devem continuar com o isolamento social.

No Nordeste é bem tradicional no meio do ano, nos meses de junho e julho, acontecer festas juninas. O famosos santos: Santo Antônio, São João e São Pedro dão nomes as festividades, mas esse ano os prefeitos da Paraíba decidiram cancelar todas as festas neste período.  

Essas festas trazem para os municípios um bom aquecimento na economia local, principalmente para aqueles trabalhadores informais que só conseguem arrecadar algum dinheiro, para manter a sua casa e família, quando saem as ruas pra realizar suas vendas.

Sabemos e entendemos a preocupação das autoridades para tentar diminuir a contaminação e mortes que esta doença pode causar. Devemos obedecer as determinações das unidades sanitárias, mas para a boa liberdade de expressão não basta apenas sair por aí dizendo uma frase “lacradora”, como “fica em casa”. É preciso debater e questionar também as medidas que estão sendo postas para a população neste momento.

por Guilherme Florentino – colunista do Papo Político

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.