Presidente eleito do TSE diz que realização das eleições depende da pandemia

Eleito nesta quinta-feira (16) como novo presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) a partir de maio, o ministro Luis Roberto Barroso afirmou em seu discurso de agradecimento que existe a possibilidade de ser pedida a mudança do calendário das eleições municipais de 2020, segundo informações da Agência Brasil.

“Nossa maior preocupação é com a saúde da população. Se não houver condições de segurança para realizar as eleições, como conversamos [ministros do TSE] em reunião informal e administrativa, nós evidentemente teremos que considerar o adiamento pelo prazo mínimo indispensável para que possam realizar-se com segurança”, disse o ministro.

Qualquer mudança no calendário eleitoral depende, entretanto, de aprovação do Congresso, lembrou Barroso. Ele disse que a Justiça Eleitoral mantém contato com a cúpula do Legislativo para fornecer um parecer técnico a ser considerado em conjunto com “as circunstâncias políticas” relacionadas ao adiamento.

Eleição do novo presidente do TSE

Em uma sessão nesta quinta-feira (16), o ministro Luis Roberto Barroso foi eleito presidente do TSE durante o biênio 2020/2022 e será o responsável por comandar as eleições municipais de 2020. Barroso era o atual vice-presidente da corte.

A atual presidente, ministra Rosa Weber anunciou o resultado, parabenizou Barroso e disse ter certeza que ele conduzirá bem a instância máxima da Justiça Eleitoral.

“Tenho absoluta certeza que o TSE estará nas melhores e mais qualificadas mãos que esta Casa poderia almejar para levar a cabo, com todo êxito, as eleições municipais previstas para outubro deste ano”, declarou Weber.

O mandato de Barroso vai até o dia 28 de fevereiro de 2022. Seu vice será o ministro Edson Fachin.

por Conexão Política

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.