Teich: “Nunca houve pressão do governo com números”

O ex-ministro da Saúde, Nelson Teich, concedeu uma entrevista na tarde desta segunda-feira (8), à CNN Brasil, para falar sobre a questão da divulgação de dados relacionados à Covid-19 no país. Nos últimos dias, veículos de imprensa têm atacado o governo em razão da mudança no horário de liberação dos números.

Em seu comentário, Teich afirmou que, enquanto ministro, chegou a ajustar os horários de divulgação para evitar a duplicidade nos dados e ressaltou que nunca sofreu pressão do governo sobre os números.

Quando você tem uma situação de tanta incerteza, os números vão te dando uma ideia do que está acontecendo a cada dia. Uma comunicação maior com a sociedade é importante, mas nunca teve qualquer pressão do governo em relação a divulgação de números. A decisão de atrasar de 17h para 19h foi só para não ter dois números no dia – disse.

Questionado se decidiu sair do Ministério da Saúde para não “manchar sua história com a cloroquina”, Teich disse que nunca proferiu e nem pensou em tal frase e que a decisão de deixar a pasta federal aconteceu após ter divergências com o presidente Jair Bolsonaro sobre a forma de gerir o ministério.

A minha discussão não era se antecipa o uso, o problema é que eu tenho que ter uma política, eu tenho que desenhar a melhor forma de alocar o recurso do país e foi por isso que eu divergi do presidente. Então, não foi a cloroquina, é a forma de conduzir o sistema de saúde. Por isso, eu achei que aquela não era a forma que eu tinha imaginado disse.

por Paula Moura

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.