Com o lockdown começa fase de estabilização do número de contágios da Covid-19 em Conceição

Embora o conjunto de estatísticas da Covid-19 no município ainda esteja alto e longe de autorizar alívio, um olhar mais detalhado das cifras permite um ensaio de otimismo: há estabilização e o que importa agora não é mais o número de contágio, é o número de curados do novo coronavírus em Conceição, que anda no caminho inverso do contágio, neste momento. Já são 27 pessoas recuperadas de 121 confirmadas com o vírus, segundo dados do Boletim Epidemiológico publicado na tarde deste sábado (11) pela Secretaria de Saúde do município.

Os números apontam que 22,5% dos casos confirmados estão curados. Em estatistas é possível analisar, com base nos boletins dos últimos dias, que além da estabilização os números dos curados estão aumentando, e muito.

Se todas as pessoas suspeitas estiverem sendo notificadas, isso implica dizer que a necessidade de medidas e ações coordenadas para conter o avanço da doença, adoradas pela secretaria de saúde do município, foram necessárias e estão sendo eficazes. O lockdown, embora árduo e duro para o setor econômico, pode ser visto futuramente como providencial para salvar vidas de pessoas do município de Conceição..

O lockdown, que fechou diversas atividades econômicas no município, saiu depois de uma reunião, realizada no último dia 6, pelo prefeito Nilson Lacerda com a Secretária de Saúde, Magnady Lacerda, Vigilância Sanitária, Polícia Militar e Ministério Público, além da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB. O termo lockdown é uma expressão em inglês que significa confinamento ou fechamento total.

Na naquela ocasião da reunião os números de pessoas contaminadas cresciam assustadoramente. Eles saltaram de 55 casos no dia 1º para 101 confirmados um dia antes da reunião, um aumento de mais de mais de 80% em menos de 6 dias. Com base nos números assustadores, a prefeitura decreto então o lockdown e vem conseguindo controlar os números que pararam de aumentar nos últimos 3 dias.

Do ponto de vista estatístico, o município pode estar chegando à celebrada estabilização de novos casos — mas é preciso muita prudência para evitar o passo atrás.

O município teve uma morte confirmada vítima da doença e tem um paciente internado.

por Gilberto Angelo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.