Primeiro lote da vacina de Oxford deve chegar ao Brasil em dezembro, serão 15 milhões de doses diz Ministério da Saúde

Primeira remessa deve contar com 15 milhões de doses e será seguida por outra, prevista para janeiro, com mais 15 milhões de unidades, diz Ministério da Saúde.

vacina

O secretário de vigilância em saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo Correia de Medeiros, declarou nesta terça-feira (28) que o primeiro lote da potencial vacina contra o novo coronavírus desenvolvida pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, deve chegar ao Brasil em dezembro deste ano.

O imunizante está na terceira e última fase de testes clínicos. Os experimentos são conduzidos com voluntários no Brasil e em outros países. A expectativa de pesquisadores à frente do projeto é de que a etapa seja concluída até outubro. De acordo com o Correia de Medeiros, o governo brasileiro encomendou 100 milhões de doses do composto ativo da vacina.

O acordo prevê a produção nacional do imunizante por parte da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) na fábrica de Bio-Manguinhos, no Rio de Janeiro. Em entrevista à CNN, Correia de Medeiros explicou que a primeira remessa contará com mais de 15 milhões doses e será seguida por outro lote com mais 15 milhões de unidades, previsto para janeiro.

Cinco candidatas a vacina para o coronavírus estão nas etapas finais de testes clínicos. Imagem: Duda Ruvic/Reuters

Como informado pelo Olhar Digital, o estoque de 30 milhões de doses independe do sucesso dos testes finais da vacina, ou seja, mesmo que o imunizante apresente resultados negativos durante os experimentos, a compra já está acertada. As outras 70 milhões de doses serão distribuídas em lotes a partir de março. Neste caso, porém, o negócio está condicionado à aprovação do composto.

por Olhar Digital

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.