Gráfico aponta que mais de 50% dos contaminados por coronavírus em Conceição já se recuperaram

No último Boletim Epidemiológico, publicado nesta quarta-feira (29), pela Secretaria de Saúde de Conceição-PB, foi registrado um total de 321 casos do novo vírus COVID-19, tornando-se assim o ápice da contaminação até o momento. Apesar do alarde, um gráfico produzido pela reportagem mostra o número de curados já ultrapassa os 50% no município.

No dia 7 de julho, tendo em vista a quantidade exorbitante de casos que cresceram vigorosamente, o prefeito em anseio de minimizar a proliferação do vírus decretou Lockdown na cidade até o dia 21 do mesmo mês. Porém, o decreto foi flexibilizado, reabrindo aos poucos o comércio, e claro, com prevenções as atividades dos conceiçãozenses.

“Vale ressaltar que tomando os devidos cuidados, esses números podem decrescer, e, por fim, ser dizimados. Mas, é necessário que os cidadãos, por consciência, empatia sigam as recomendações básicas, como por exemplo, o uso de máscaras, do álcool em gel, o distanciamento social, entre outras de extrema necessidade”, pontuou a secretária de saúde do município, Magnady Lacerda.

Boas notícias

O boletim publicado nesta quarta-feira (29) chama a atenção para dois pontos importantes. O primeiro ponto trata do número de recuperados, que já corresponde a mais de 50% do total de contaminados pelo coronavírus. Segundo o boletim, dos 321 casos confirmados no município 168 pessoas já estão recuperadas.

Nenhuma descrição disponível.

Embora o percentual de curados não anule a gravidade do vírus, muito menos a necessidade imponente das prevenções cabíveis, é uma esperança a mais trazida para a população.

O segundo ponto trata da diminuição na taxa de internação de pacientes. E aí entra outro fator que pode explicar esse ponto. As medidas adotadas nos últimos dias pela secretaria de saúde, que passou a monitorar e fazer o acompanhamento dos casos suspeitos, desde os primeiros sintomas inerentes à doença, começando assim o tratamento logo no surgimento dos primeiros sintomas, minimizando assim os efeitos mais nocivos da doença.

Ao todo, cento e cinquenta e três pessoas ainda estão com o vírus, inclusive, em isolamento para assim atenuar os casos, na esperança de dizimá-los no território conceiçãoense. “Se comparado aos casos de recuperados, que corresponde a mais de 50%, o gráfico mostra a inclinação dos números de forma bem animadora. Até lá, fiquem em casa! Quem puder, e se precisar sair, tome os devidos cuidados, higienize suas compras, mãos e vestimentas ao chegar em casa, pois temos um inimigo invisível ao olho nu, e sendo assim, é melhor prevenir do  remediar, como diz o ditado popular”, frisou a secretária.

A Organização Mundial de Saúde – OMS e todos os demais órgãos responsáveis seguem divulgando estudos que ajudam nos cuidados contra o coronavírus.

No presente momento, a cidade de Conceição já perdeu 5 filhos para a COVID-19, número gritante, afinal, são 5 vidas, todas elas com familiares que choram suas percas para essa doença ínfima. 4 pessoas ainda se encontram internadas, lutando pela vida, de forma que sobreviva para contar história.

Nenhuma descrição disponível.

Segue abaixo um gráfico do crescimento dos casos em Conceição. Em 76 dias, de 1 caso (registrado no dia 14/05/2020). O número subiu para 321 casos (registrados no dia 29/07/2020), um crescimento descomunal e assustador. O gráfico mostra o crescimento na média de 50 em 50 casos, do início, até o momento atual (todos os dados foram colhidos dos boletins divulgados pela Secretaria de Saúde). Já o gráfico, foi estudado e produzido pela redação desta matéria.

Além do gráfico, será anexado o boletim e o mapa destrinchando cada quantidade que há de casos em cada localidade da cidade, desde os bairros na zona urbana, até os sítios na zona rural (ambos produzidos pela Secretaria de Saúde). Veja o gráfico, abaixo

01 caso 14/05/2020
58 casos 03/07/2020
101 casos 07/07/2020
158 casos 16/07/2020
209 casos 21/07/2020
273 casos 27/07/2020
321 casos 29/07/2020

Conceição hoje vive um misto de emoções, chora a morte de seus conterrâneos, se amedronta pelos que ainda estão contaminados e comemora aqueles que estão recuperados. Mas todos, sem dúvidas, na esperança de dias melhores. 

Nenhuma descrição disponível.

por Josias Carvalho e Gilberto Angelo/Vale do Piancó Notícias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.