O munícipio de Boa Ventura, localizada na região do Vale do Piancó, no Sertão paraibano, comemora nesta terça-feira (1) os 59 anos de emancipação política. Há alguns anos, a cidade vem sendo chamada caridosamente de “a princesinha do Vale”.
Até o início da década de 1960, a hoje Boa Ventura era distrito de Itaporanga, que, à época, se chamava Misericórdia. O interventor, à ocasião de sua emancipação, foi Jorge de Freitas, primeiro prefeito do município. O comerciante Cláudio Cavalcanti de Arruda foi o primeiro prefeito eleito. A economia da cidade se baseia principalmente na agropecuária.
História

A origem do município remonta às terras pertencentes à Casa da Torre desde 1700. Em 1776, o Alferes Luís Pinto de Sousa estabeleceu-se na região, na Fazenda São Boaventura. Em 1887, iniciou a construção da Capela dedicada a Nossa Senhora da Conceição, concluída em 1892. A capela impulsionou o povoamento do local.
O distrito de São Boaventura foi criado em 27 de julho de 1901, subordinado ao município de Misericórdia.
No início do século XX, surgiu a liderança de José Cavalcante Estrela de Lacerda, o Coronel Zuza Lacerda, em luta contra os cangaceiros. Após perder as eleições em 1903, o coronel decidiu se rebelar contra os poderes estaduais e municipais e decretou a República da Estrela, que durou 3 dias.
Com o nome de Boa Ventura, o município foi criado em 1 de dezembro de 1961, pela lei lei estadual n.º 2605.
Hino de Boa Ventura
Caractéristicas geográficas
Área total: 132,136 km²
População total (IBGE/2010): 5.751 habitantes.
Densidade: 43,5 hab./km²
Clima: Semiárido.
Altitude: 303 m
Atual prefeita:

Leonice Lopes (Republicanos)
Prefeita eleita em 2020:

Talita Lopes (Republicanos)
Localização de Boa Ventura no mapa:

por Papo Político
(Informações históricas retiradas do Wickpédia)