Consórcio Nordeste pede suspensão de voos de países afetados por nova cepa do coronavírus Sars-Cov-2

Os governadores do Consórcio do Nordeste enviaram, ontem, uma carta ao Ministério da Saúde, solicitando a suspensão imediata de todos os voos provenientes de países afetados pela nova cepa do coronavírus SARS-CoV-2. A mensagem pede que sejam interrompidas as conexões aéreas com o Reino Unido, Holanda, Austrália e Dinamarca. Também defendem a adoção de medidas de segurança a todos os passageiros que cheguem da Europa, como testes de covid e quarentena obrigatória.

O pedido foi motivado pelo fato de que o governo brasileiro é um dos poucos da América Latina a não tomar medidas nesse sentido. Países como Argentina, Chile, Colômbia, El Salvador e Equador tomaram a iniciativa de fechar seus aeroportos para voos procedentes do Reino Unido ou dos quatro países mencionados. O Peru foi até mais além e suspendeu os voos com todos os países da Europa por tempo indeterminado. Segundo cientistas britânicos, a nova cepa do coronavírus, descoberta há cerca de nove dias, é 70% mais contagiosa, razão pela qual a sua propagação poderia causar um colapso hospitalar ainda maior.

Ontem, o consórcio de veículos de imprensa divulgou novo levantamento da situação da pandemia de coronavírus no Brasil a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde, consolidados até às 20h. O país registrou 963 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, chegando ao total de 188.285 óbitos desde o começo da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes no Brasil nos últimos sete dias foi de 776 – valor mais alto desde 17 de setembro, quando foi registrada média de 779 mortes. A variação foi de +21% em comparação à média de 14 dias atrás, indicando a tendência de alta nos óbitos pela doença.

Em casos confirmados, desde o começo da pandemia, 7.320.020 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus, com 55.799 desses confirmados no último dia. Treze Estados apresentaram alta na média móvel de mortes: Paraná, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Amazonas, Pará, Rondônia, Alagoas, Paraíba, Sergipe e Rio Grande do Norte.

por Osguedes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.