Três Prefeituras do Vale do Piancó não aderiram ao Garantia Safra

As Prefeituras de Diamante, Nova Olinda e Conceição não aderiram ao Garantia Safra 2020/2021. Com isso os agricultores desses municípios ficarão sem o direito ao seguro agrícola em caso de perda da lavoura por estio ou exesso de chuvas.

No entanto, conforme Roméria Pereira, que é chefe regional da Empaer, apenas do prazo de inscrição municípal já ter sido encerrado, ainda é possível a adesão dessas Prefeituras desde que resolvam a inadiplência que têm com o seguro agrícola. A pior situação é a de Diamante, que deve quatro safras, o que representa mais de 60 mil reais, mas de acordo com ela, o novo prefeito do município, que assumiu o mês passado, demostrou interesse em pagar a dívida e consolidar sua adesão ao Garantia Safra.

Em Nova Olinda, a inadiplência refere-se a duas safras, enquanto em Conceição o seguaro deixou de ser pago apenas durante um ano. Até agora não há informação se esses dois prefeitos pretendem solucionar a inadiplência. Os conselhos de desenvolvimento rural de cada município podem contribuir para resolver o impasse com articulações e cobranças para sensibilizar os gestores municipais.

O Garantia Safra é formado a partir da contribuição financeira dos municípios, estados, governo federal e dos própios agricultores, que também entram no rateio para a formação do fundo que vai garantir o dinheiro para indenizar os trabalhadores rurais se a safra for prejudicada. Neste caso, é a Empaer quem elabora o laudo sobre perda agricola e é também a empresa de extensão rural que faz as inscrições dos agricultores familiares aderentes ao programa.

por Folha do Vale

foto: Reprodução

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.