Volta às aulas em Ibiara foi tranquila, diz secretária de educação

A volta às aulas nas escolas da rede municipal de ensino de Ibiara foi considerada tranquila, de acordo com a Secretaria de Educação, Jaldecy Leite Florêncio.

As diretoras escolares e coordenadoras, juntamente com a secretária, têm acompanhado todas as escolas da área urbana e rural da cidade, neste retorno dos alunos às salas de aulas. O contato pessoal com as escolas foi importante para constatar que o retorno às aulas foi realizado com normalidade. Tudo ocorreu conforme a organização.

“As unidades de ensino estão seguindo corretamente o protocolo de retorno e os pais e responsáveis por nossos estudantes são nossos parceiros neste momento, contribuindo com a conscientização dos seus filhos no que condiz ao respeito às normas. Os nossos estudantes têm contribuído de forma surpreendente com esse retorno, seguindo todas as normas propostas para o retorno. Eles entendem que para continuarmos com as aulas presenciais é preciso um esforço de todos. E tudo o que nossos alunos não querem é as escolas de portas fechadas. Ver a alegria no rosto dos nossas crianças e jovens a voltar às aulas é emocionante. Logo todo esforço empreendido neste momento para esse retorno, nos é gratificante, pois agora além da missão de compartilhar conhecimentos, temos a missão de fazer com segurança para todos”, explicou a secretária.

Nenhuma descrição disponível.

A Retomada das atividades presenciais segue o protocolo de retorno elaborado pela SME e aprovado pelo Conselho Municipal de Educação (CME), que emitiu o parecer N° 001/2021, aprovando o retorno das aulas de forma presencia.

Na oportunidade da reunião, todos os representantes da sociedade civil estiveram presentes no momento da reunião, a qual foi realizada no último dia 28 de janeiro de 2021. Com registros feito em ata se posicionaram a favor do retorno.

“Ressaltado ainda que o retorno às aulas presenciais foi aprovado por pais e responsáveis de alunos, os quais através de questionários impressos e encaminhados aos mesmos, em suas devolutivas responderam favoráveis ao retorno das aulas presenciais”, salienta Jaldecy.

Após reunião com representantes da sociedade civil e poder executivo, Conselho Municipal de Educação (CME) e Protocolo de Retorno às aulas presenciais aprovado, a Prefeitura Municipal de Ibiara, através da Secretaria Municipal de Educação, promoveu a formação pedagógica com o tema: competências socioemocionais e metodologias ativas: contribuições positivas para a aprendizagem. Esse momento formativo aconteceu por modalidades de ensino, para evitar aglomerações, de forma que: o dia 02/02/2021 a formação foi destinada aos professores da educação infantil e contou com a palestrante professora Isabel Matos Ramalho. O dia 03/02/2021 foi reservado para os educadores do Ensino Fundamental – anos iniciais, com palestrante e assessora pedagógica Geórgia Ramalho, que também realizou um momento formativo com a equipe do AEE.

Nenhuma descrição disponível.

E para encerrar, o dia 04/02/2021 a formação foi destinada ao Ensino Fundamental – anos finais, que na oportunidade teve como palestrante a Professora Claudiana Lopes Diniz Vidal.

Durante os dias reservado para as formações e em parceria com a secretaria municipal de saúde foram realizados os TESTES COVID- 19 em todos os profissionais da pasta da educação, que contou com a fisioterapeuta e coordenadora da equipe do COVID, Tereza Lígia, a qual realizou a organização e logística de todas as testagem.

A secretária de educação tem se reunindo com diretores e coordenadores das escolas para avaliar o retorno às aulas presenciais. “Estamos surpresos com a tranquilidade que está sendo o processo. Os encontros servem para uma troca de experiências e para mostrar que Prefeitura Municipal, Secretaria de Educação, são parceiras das escolas e estão sempre atentas para atender as demandas de cada escola”, ressaltou a secretária Jaldecy.

“Foi um esforço empreendido para essa retomada as aulas de forma presencial, realizamos a aquisição dos tapetes sintetizantes, dispensores de álcool em gel, termômetros para aferir as temperaturas, álcool em gel 70, kits de máscaras para todos os estudantes da Rede. Em fim, estamos organizando e seguindo todos os protocolos recomendados, pois entendemos o valor da educação e muito mais o valor da vida, desta forma estamos buscando oferecer dentro do possível às condições necessárias para esse retorno, porém é preciso que os pais, estudantes e todos os funcionários da pasta respeite as normas e o Protocolo de retorno as aulas de modo presencial, para que consigamos manter a segurança de todos”, explicou o prefeito Nenivaldo Barros.

Nenhuma descrição disponível.

Conforme a Secretaria Municipal de Educação, o transporte escolar começou de forma gradativa, escalonada. “A linha Cachoerinha/ Várzea Redonda já iniciou, com o transporte de estudantes, onde a capacidade de alunos foi dividida nos turnos matutino e vespertino. E desta forma gradativamente iremos iniciando com as demais linhas”, finalizou a secretaria de educação Jaldecy Leite Florêncio.

Nenhuma descrição disponível.
Nenhuma descrição disponível.
Nenhuma descrição disponível.

por Vale do Piancó Notícias

foto: Reprodução

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.