Terceiro colocado na lista tríplice é nomeado novo reitor da UFCG

O presidente Jair Bolsonaro nomeou Antônio Fernandes Filho, o terceiro colocado na lista tríplice, como novo reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (22).

A eleição para reitor aconteceu no dia 20 de novembro de 2020. Na ocasião, a chapa formada por Vicemário Simões e Camilo Farias, atual reitor e vice, foram reeleitos com 50,45% e 53,97% (em média ponderada) da comunidade da UFCG.

A escolha de reitores pelo presidente Jair Bolsonaro tem causado polêmica em diversas instituições de ensino por todo o país, porque o presidente quebrou a tradição que havia de sempre nomear o primeiro colocado da lista, ou seja, o mais votado. No caso da Universidade Federal da Paraíba, por exemplo, o reitor nomeado foi o menos votado e aparecia em terceiro lugar.

Após um longo debate que acabou sendo levado à Justiça, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que Bolsonaro não é obrigado a nomear o primeiro colocado da lista, podendo escolher qualquer um dos três nomes enviados pelas universidades.

por Isabela Melo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.