Economia chinesa é a única que cresce no mundo durante a pandemia

Um levantamento do Produto Interno Bruto (PIB) das maiores economias do mundo feito pela agência classificadora de risco Austin Rating, revelou crescimento anômalo da economia chinesa durante o ano de pandemia do coronavírus. O país asiático foi o único das 10 maiores economias do mundo que conseguiu crescer.

Segundo os dados da agência, o PIB da China cresceu em mais de meio bilhão de dólares, em comparação com 2019, valor que não pode ser comparado ao crescimento de outras economias porque, até o momento, todos os países que divulgaram o balanço do PIB apresentaram queda no produto.

maiores economias mundiais 2019 e 2020
Maiores economias mundiais em 2019 e 2020 Tabela: Pleno.News

Alguns países, como a Austrália, ainda não divulgaram seus dados, mas por enquanto o resultado representa um crescimento de quase 2% na participação global da economia chinesa, somando um total de 16,4%.

Do ranking, os Estados Unidos foram o país que menos perdeu com a pandemia, mas segundo o Departamento do Comércio dos EUA, ainda ficou com participação mundial 3,5% abaixo do que estava no ano anterior.

Com base nas projeções do Fundo Monetário Internacional (FMI), a Austin Rating estima que, em 2021, o crescimento do país asiático deve ser ainda maior, aproximando o país socialista da liderança econômica mundial.

maiores economias mundiais 2020 e 2021
Maiores economias mundiais em 2020 e na projeção para 2021 Tabela: Pleno.News

Se a projeção se concretizar, a China e os EUA estarão separados por um valor de apenas 5,6 pontos percentuais. A economia chinesa já havia demonstrado sinais de melhoria no segundo trimestre de 2020, quando cresceu 11,5%. Além disso, em matéria anterior, o Pleno.News já havia apontado que as cidades chinesas lideravam o ranking de conectividade aérea.

por Pierre Borges

foto: Reprodução

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.