Butanvac vacina contra Covid-19 100% brasileira tem tecnologia similar à vacina da gripe e pode ter dose única

Em evento realizado na manhã desta sexta-feira (26) no Instituto Butantan, o diretor da instituição, Dimas Covas, afirmou que a vacina Butanvac — o primeiro imunizante feito integralmente no Brasil — será desenvolvida com a mesma tecnologia utilizada na vacina contra a gripe e conseguirá neutralizar a variante P.1 do coronavírus.

De acordo com Covas, a nova vacina poderá imunizar a população com apenas uma dose. “É uma possibilidade. O fato de você ter uma melhor resposta imunológica permite utilizar apenas uma dose”.

A vacina Butanvac será desenvolvida a partir da modificação genética da estrutura básica do vírus que se expressa na proteína S. O Butantan avalia que a utilização da mesma tecnologia utilizada na vacina contra a gripe pode baratear os custos de produção e aumentar o potencial de imunização, além de ser adaptável no combate a eventuais novas variantes do vírus.

“Estamos falando de uma segunda geração de vacinas (…) Aprendemos com as vacinas anteriores e sabemos o que é uma vacina boa contra a Covid. Será uma vacina mais imunogênica”, afirmou Dimas Covas.

O governo de São Paulo entrará com o pedido de desenvolvimento de estudo clínico junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na tarde desta sexta-feira para que os testes sejam realizados com voluntários em abril.

O governador João Doria (PSDB) prevê a produção de 40 milhões de doses da Butanvac para vacinar a população a partir do mês de julho e pediu celeridade da Anvisa na análise dos avanços clínicos do imunizante para que o cronograma previsto seja cumprido. Segundo o governo paulista, a produção da vacina terá início em maio visando garantir que as doses sejam disponibilizadas rapidamente, assim que o órgão regulador aprovar o seu uso.

O diretor do Instituto Butantan disse que não houve repasses de recursos do governo federal, por meio do Ministério da Saúde, para a produção da vacina. Segundo o governo do estado, os estudos de desenvolvimento do imunizante iniciaram há um ano em tratativas com o laboratório chinês Sinovac.

Eficaz contra variantes

O instituto Butantan informou que a Butanvac é desenvolvida para garantir o combate da variante P1 do coronavírus, identificada pela primeira vez em Manaus. Além de neutralizar a variação brasileira do vírus, Dimas Covas disse que o Butantan poderá adaptar o imunizante.

O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, afirmou que o imunizante já foi desenvolvido a partir da variante descoberta no Amazonas.

“Na realidade, nós trabalhamos na versão P.1 da vacina, então quando entrar em produção será na versão P.1”, afirmou.

(Com informações de Rafaela Lara)

por Weslley Galzo/CNN

foto: Reprodução

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.