O secretário Estadual da Saúde, Geraldo Medeiros, representará o governador da Paraíba, João Azevêdo (Cidadania), na reunião que será realizada na tarde desta terça-feira (6) entre a diretoria da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e os governadores dos nove Estados do Nordeste para tratar do pedido de uso emergencial da vacina Sputnik V contra a Covid-19.
A reunião acontecerá de forma remota, a partir das 15h30 e, além dos gestores nordestinos, também contará com participação dos governadores de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), e do Acre, Gladson Cameli (PP).
Entrave
Desde meados do mês de março o Consórcio conseguiu garantir pelo menos 37 milhões de doses da vacina russa, porém, o entrave está no pedido de uso emergencial que precisa ser priorizado para aprovação e, consequente, distribuição dos imunizantes.
De acordo com informações da própria Anvisa, a Sputnik V segue com 24,95% da sua documentação pendente de complementação. Outros 18,67% ainda não foram apresentados, e 55,83% estão em análise pela agência.
Aprovações
Os imunizantes Janssen, Coronavac (do Instituto Butantan) e AstraZeneca (Oxford) já foram avalizados para uso emergencial em território brasileiro.
Os da Pfizer/BioNTech e os de Oxford, na versão produzida no Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), são, até agora, os únicos que receberam aval para uso definitivo.
por ParaíbaRádioBlog