Chico Peidão: preso na Calvário, advogado que atuou em ações contra jornalistas anda desaparecido

O advogado Francisco das Chagas, mais conhecido na Paraíba como ‘Chico Peidão’, mesmo sumido, está sendo lembrado nesta quarta-feira (7), Dia do Jornalista, por ter se ‘especializado’ em processar profissionais da imprensa que não seguiam a cartilha do então governador Ricardo Coutinho (PSB).

Os honorários recebidos por ‘Peidão’, após dar entrada em ações movidas a pedido do próprio Ricardo ou do então procurador-Geral do Estado, Gilberto Carneiro, contra jornalistas, eram pagos com dinheiro obtido através de propinas arrecadadas pela Organização Criminosa (Orcrim) que, segundo investigações do Ministério Público, era comandada por Coutinho com objetivo de desviar milhões em verbas públicas do Estado.

Dentre os profissionais da imprensa que foram processados com auxílio jurídico de ‘Chico Peidão’ estão: Helder Moura, Alan Kardec, Anderson Soares, Thiago Moraes, Pâmela Bório, Nilvan Ferreira, Marcelo José e Marcone Ferreira. (Clique aqui e confira detalhes)

Mudança de foco

Após ser preso na Operação Calvário, ‘Chico Peidão’ fechou seu escritório, que era localizado no bairro do Bessa, tentou mudar o foco de sua atuação no campo jurídico e passou a trabalhar com pedidos de revisão de aposentadorias e pensões. (Clique aqui e confira detalhes)

Ponto de encontro

Em delação ao Ministério Público da Paraíba, Leandro Azevedo, ex-assessor de Livânia Farias, preso na primeira fase da Operação Calvário, informou que pagamentos e recebimento de propina oriunda de contratos entre o Governo do Estado e a Cruz Vermelha, aconteciam no escritório de advocacia Francisco Ferreira.

Segundo o delator, os pagamentos iniciais eram feitos por Saulo Pereira Fernandes (alvo da terceira fase da Operação Calvário), ocorrendo os primeiros encontros na rua e, posteriormente, no escritório no bairro do Bessa, de propriedade do advogado Francisco Ferreira, advogado particular do governador Ricardo Coutinho (PSB), responsável por inúmeras ações contra jornalistas na Paraíba.(Clique aqui para conferir detalhes)

por ParaíbaRádioBlog

foto: Reprodução

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.