Em discurso, presidente da China defende ‘nova ordem mundial’

O presidente da China, Xi Jinping, aproveitou o discurso no principal evento de negócios do país para alfinetar os Estados Unidos e falar sobre uma nova ordem mundial. Durante o Fórum Boao para a Ásia, o chinês defendeu que “os assuntos internacionais devem ser tratados por todos por meio de consultas” e que “as regras feitas por um ou mais países não devem ser impostas a outros”.

Defendendo uma nova ordem mundial, Jinping não citou nominalmente os EUA, mas falou sobre as interferências da Casa Branca para alterar a cadeia de suprimentos global e impedir que produtos de alta tecnologia sejam vendidos a empresas chinesas. O discurso do chefe de Estado durou quase 20 minutos e foi realizado pouco após uma aproximação entre os Estados Unidos e o Japão.

Outro tema abordado no discurso foram as acusações contra a China de violações de direitos humanos. Jinping disse que “o mundo deve evitar uma mentalidade da Guerra Fria” e que a tática de “interferir nos assuntos internos” de outros países não será “bem recebida.”

por Pierre Borges

foto Reprodução

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.