Vereador abre caixão com facão para provar que homem não morreu de Covid-19

O vereador William Faria (PT), da cidade de Santa Bárbara do Leste, em Minas Gerais, chocou as redes sociais em vídeo viralizado onde o político usou um facão para abrir um caixão lacrado, com o corpo de um homem de 92 anos, que morreu após apresentar os sintomas da covid-19.No vídeo, gravado no domingo, 26 de abril, o vereador petista mostra o documento de óbito e indaga que o idoso morreu de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), e não por covid-19.

Na sequência, o petista contestou o caixão lacrado com papel filme, que é o procedimento sanitário adotado pela Prefeitura de Santa Bárbara do Leste, e disse que o idoso merecia um funeral digno e não deveria ser sepultado envolto em plásticos.

O momento em que o vereador usa o facão para romper o lacre foi gravado e viralizado nas redes sociais rapidamente. O vídeo também acabou sendo visto por policiais civis mineiros, que estão investigando William pelo crime de Infração de Medida Sanitária Preventiva, que consta no artigo 268 do Código Penal, capítulo III, dos crimes contra a saúde pública.

Sobre o registro do óbito do idoso, a Polícia Civil de Minas Gerais alega que o registro da morte por SRAG foi porque ainda é esperado o resultado do exame RT-PCR, que determina se a covid-19 foi causa direta da síndrome respiratória.

Ao jornal Estado de Minas, a Prefeitura de Santa Bárbara do Leste lamentou em nota o fato e que a responsabilidade é do vereador.

“Ele chamou ao cemitério uma representante da Vigilância Sanitária que ficou sem ação diante do fato, pois, quando chegou ao local, o caixão já havia sido aberto. E, por pressão do vereador, a funcionária ficou sem ação e concordou com ele com relação ao enterro. Porém, a definição de protocolos referentes a funerais cabe ao estado e não ao município”, diz a nota.

O presidente da Câmara Municipal de Santa Bárbara do Leste, Altair Nunes Ferreira (MDB) diz que o vereador do PT vai ser ouvido por uma comissão parlamentar de inquérito.

Nas redes sociais, o vereador Wiliam Faria lamenta a posição do presidente da Câmara e disse que faria a mesma coisa tudo de novo.

por SBT News

foto: Reprodução

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.