PGR envia à CPI da Covid dados de 4 governadores investigados

A Procuradoria-Geral da República (PGR) encaminhou, à CPI da Covid, informações sobre investigações contra quatro governadores que tramitam no Superior Tribunal de Justiça (STJ). A medida foi tomada pelo procurador-geral da República, Augusto Aras, após requerimentos feitos pelos senadores Eduardo Girão (Podemos-CE) e Ciro Nogueira (PP-PI).

As investigações envolvem quatro governadores: Wilson Witzel (PSC), do Rio de Janeiro; que sofreu processo de impeachment e deixou o cargo; Rui Costa (PT), da Bahia; Helder Barbalho (MDB), do Pará; e Wilson Lima (PSC), do Amazonas.

Aras enviou ao Senado um resumo das investigações e explicou que a maior parte dos processos está tramitando em sigilo no STJ. Para se ter acesso à documento completa, será necessária a autorização da Corte.

Aras explicou que os processos contra o Witzel foram enviados à 7ª Vara Federal do Rio de Janeiro. Dois abordam a aquisição de respiradores, um trata de corrupção passiva e lavagem de dinheiro e o último investiga uma organização criminosa.

No caso do governo da Bahia, a investigação tem por objetivo apurar a “aquisição fraudada de respiradores pelo governo Rui Costa”.

Dois inquéritos sobre o governo do Pará tratam da compra de 400 ventiladores pulmonares e de 1.600 bombas de infusão “com possível envolvimento do governador” Helder Barbalho.

E na questão do governo do Amazonas, um deles apura a aquisição de respiradores pelo governo Wilson Lima. O outro aborda a falta de oxigênio no estado.

Nos resumos, a PGR listou ainda procedimentos em estágio inicial. Um deles envolve o governador de São Paulo, São Paulo, João Doria (PSDB), e trata da aquisição de respiradores e vacinas. Já o outro diz respeito ao governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e aborda irregularidades na instalação de um hospital de campanha.

por Pleno News

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.