Com aprovação da Anvisa, governadores combinam compra da vacina Sputnik V

Governadores do Nordeste e da Amazônia Legal se reuniram nesse sábado para debater a compra da vacina russa Sputnik V, aprovada ontem para importação e uso pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), com condições.

Participaram da reunião os governadores Camilo Santana (PT-CE), Helder Barbalho (MDB-PA), João Azevêdo (PT-PB), Mauro Mendes (DEM-MT), Renan Filho (MDB-AL), Rui Costa (PT-BA) e Wellington Dias (PT-PI). Eles combinaram os detalhes da aquisição pelo Fundo Soberano Russo.

“Reiteremos a determinação de obter mais vacinas para as populações das nossas regiões, em nome das nossas causas principais: vida e saúde. Com a ampliação das vacinas, o Brasil poderá superar a conjuntura de sofrimentos familiares, crise econômica e desemprego”, declararam os consórcios do Nordeste e da Amazônia Legal, em carta conjunta após a reunião.

As vacinas Sputnik V e Covaxin, da Índia, foram aprovadas para importação e uso ontem pela Anvisa com ressalvas. A agência argumentou que os dois imunizantes preenchiam os pré-requisitos básicos para permissão de importação, mas ainda faltavam documentos a serem apresentados.

“A aprovação da vacina Sputnik pela Anvisa foi importante porque é mais um passo necessário no sentido de ampliarmos a quantidade de vacinas. Já estamos vacinando com a Coronavac, a AstraZeneca e, mais recentemente, com imunizantes da Pfizer. Nos próximos dias, chegarão vacinas novas da Janssen e, se estas forem adicionadas às vacinas Sputnik – agora com a aprovação da Anvisa – a gente terá condição de imunizar o nosso povo o quanto antes”, declarou Renan Filho, por meio de nota após a reunião.

Os governadores foram às redes sociais comemorar a autorização e comentar a reunião. “Faremos agenda com o Fundo Soberano Russo para acompanharmos os próximos passos”, declarou Camilo Santana.

A aprovação [por parte da Anvisa] significa que [a Sputnik V] tem segurança, eficácia na imunização, qualidade. Significa que podemos ter a licença de importação”, comemorou Wellington Dias, presidente do Consórcio Nordeste.

Desde o início desse processo todo, temos trabalho com mais vacinas. Todos nós sabemos que a vacina é o caminho para proteger a população e quanto mais vacinas vierem, melhor. É o que a população espera”, declarou Helder Barbalho em vídeo postado nas suas redes sociais.

por Mais Brasil.news

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.