Lula elogia ditadura do Partido Comunista da China e faz críticas aos EUA

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) elogiou o “partido político forte” da ditadura comunista da China e fez críticas aos EUA por supostamente “mandarem” na Lava Jato para tirar o PT do poder. As declarações foram dadas em entrevista publicada no fim de semana pelo portal de notícias chinês Guancha.

Segundo Lula, o Partido Comunista chinês tem força e poder para fazer com que a população cumpra suas decisões. A declaração de Lula foi dada num contexto em que ele parabenizava as medidas de combate à pandemia do coronavírus na China.

“A China é um produto da revolução liderada pelo presidente Mao [Tse Tung] em 1949. Esse partido na China tem poder e um governo forte. Quando tomar decisões, o povo respeitará essas decisões. Isso é algo que não temos no Brasil”, disse Lula na entrevista – publicada em chinês e traduzida para o português pela Gazeta do Povo.

O contexto das declarações eram de parabenização das medidas contra o coronavírus adotadas pela China. “Na verdade, o mundo provou, a ciência provou, Europa, China e outros países mais responsáveis provaram que a melhor solução para o coronavírus é o isolamento social, seguido de vacinas”, disse o Lula. “Portanto, gostaria de apresentar meus respeitos e parabéns a esses governos responsáveis. Gostaria de parabenizar o governo chinês e os médicos chineses e o sistema de prevenção de epidemias.

A entrevista de Lula ao Gancha, um dos principais portais da China, ocupou posição de destaque no site, sendo veiculado logo abaixo de uma matéria com o presidente chinês, Xi Jinping. Além disso, a entrevista com os elogios do petista ao PC foi publicada num momento simbólico: às vésperas do centenário do Partido Comunista Chinês, na quinta-feira (1.º).

por Jean Pecharki

foto: Reprodução

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.