Prefeitura de São Paulo descarta punir quem escolher vacina

Em meio a denúncias de pessoas que escolhem, pelo fabricante, que vacina contra a Covid-19 vão tomar na primeira dose, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), afirmou nesta segunda-feira (5) que não pretende tomar nenhuma medida contra cidadãos que tiverem tal atitude.

– A gente não pensa nisso. Não existe nenhuma estratégia de fazer qualquer tipo de punição ou mudança. Tem alguns casos de escolha de vacina, mas não são relevantes pelo tamanho da cidade. Até na região periférica, quase não temos nenhuma informação sobre esta questão. É só realmente a conscientização de que qualquer vacina salva vida – disse o prefeito.

Por meio de nota, porém, a Prefeitura da capital informou que todas as vacinas disponíveis são eficazes, seguras e aprovadas tanto pela pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) quanto pela OMS (Organização Mundial da Saúde). A Secretaria Municipal da Saúde também pediu para que a escolha do imunizante não seja feita, para não atrasar o calendário de vacinação.

Recentemente quatro municípios da grande São Paulo decidiram enviar para o fim da fila de vacinação aqueles que se recusarem a tomar o imunizante disponível na unidade de Saúde.

A cidade de Embu das Artes adotou como medida de punição o bloqueio do paciente que rejeitar a vacina disponível. Uma vez bloqueado, o reagendamento só poderá ser feito quando houver ampliação da faixa etária no plano de imunização.

por Pierre Borges

foto: Reprodução

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.