Após criticar ditadura, atleta das Olimpíadas é retirada da Vila e implora ajuda

A atleta Krystsina Tsimanouskaya, que representa a Bielorrússia nos Jogos Olímpicos de Tóquio, foi retirada a força de seu quarto na Vila Olímpica e enviada ao aeroporto de Tóquio, após fazer críticas as autoridades de seu país.

Segundo informações de agências internacionais, a corredora, escalada para disputar a prova dos 200 metros – programada para acontecer na segunda-feira -, foi levada por membros da delegação do país, que hoje é comandado pelo ditador Aleksandr Lukashenko.

Ao chegar no aeroporto, Krystsina buscou ajuda da polícia japonesa e afirmou que não quer voltar para Belarus, já que teme ser sequestrada caso saia da capital japonesa. Diante da situação, a atleta busca asilo no Japão.

O Comitê Olímpico da Bielorrússia, liderado por Viktor Lukashenko, filho do ditador do país Alexander Lukashenko, afirmou em nota, por sua vez, que a atleta teve de suspender a sua participação nos Jogos “por decisão dos médicos, devido ao seu estado emocional e psicológico”.

O problema começou quando ela criticou duramente a Federação Bielorrussa de Atletismo, observando que foi obrigada a participar do revezamento 4×400 metros, quando inicialmente teve que correr as provas de 100 e 200 metros, devido ao número insuficiente de testes antidoping realizados por outros dois atletas bielorrussos.

“Eu nunca teria reagido dessa forma severa se eles me antecipassem, explicassem toda a situação e me perguntassem se eu poderia correr os 400 metros. Mas eles decidiram fazer tudo nas minhas costas”, afirmou ela.

O COI afirmou, em nota, que está acompanhando o caso e dará novos esclarecimentos.

por iG Esporte

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.