Em reunião do G20, paraibano Marcelo Queiroga recebe elogio da OMS e foi parabenizado pelo programa de vacinação no Brasil

O ministro da Saúde, paraibano Marcelo Queiroga, participou neste domingo (5) de uma reunião em Roma, na Itália, com os ministros da saúde dos países que compõem o G20.

Durante o encontro, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, elogiou o programa de vacinação brasileiro, celebrando o fato de o Brasil estar na transição entre país importador para exportador de vacina.

Queiroga reforçou os esforços do país para a produção de vacinas.

“O complexo econômico-industrial de saúde do Brasil tem capacidade produtiva, competência técnica, ambiente regulatório seguro e ampla experiência para servir como hub regional na produção de insumos para a América Latina e Caribe”, disse.

Outro destaque brasileiro, é a produção, em breve, de doses com o IFA próprio e 100% nacional pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Além disso, a Pfizer já assinou um acordo com a farmacêutica brasileira Eurofarma para a produção da vacina contra covid-19.

Durante a reunião, os ministros também pontuaram a importância de os países estarem melhores preparados para futuras pandemias. Segundo Queiroga, a ideia é positiva, e a OMS poderia ajudar com sugestões de protocolos de saúde.

“Gostaríamos de sugerir a criação de um Grupo de Trabalho no âmbito da OMS para auxiliar os Estados na preparação dos sistemas nacionais de saúde ao cenário pós-Covid. A OMS poderia contribuir por meio de sugestão protocolos de tratamento e diagnóstico para pacientes e por meio do compartilhamento de experiências de centros de referência de reabilitação”, concluiu.

por ClickPB

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.