Deputado apresenta projeto para proibir linguagem neutra no DF

O deputado distrital José Gomes (PTB) apresentou um projeto de Lei na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) que visa impedir o uso da linguagem neutra em documentos públicos, incluindo materiais pedagógicos de escolas públicas.

O Projeto de Lei nº 2.164 traz como justificativa “frear uma tentativa absurda de subverter os mecanismos naturais de funcionamento da língua pátria, instrumento de maior importância na preservação da cultura de um povo, em nome de uma ideologia estrangeira importada, com propósitos nefastos e hostis aos valores mais caros ao povo brasileiro”.

Gomes destaca que o recurso linguístico não existe oficialmente na língua portuguesa e, portanto, não deveria ser utilizado por órgãos públicos, tendo em vista o respeito pelas normas vigentes do idioma.

– Não se trata de impedir que seja falado entre os alunos e servidores, mas impedir que seja utilizado nos currículos escolares de novas formas de flexão de gênero irregulares – argumenta.

A utilização de expressões vocais sem gênero, como “menines” em vez de “menino” ou “menina”, é uma pauta defendida pela comunidade LGBTQUIA+, mas que sofre resistência de conservadores. O tema é discutido no Congresso Nacional desde o ano de 2020.

por Thamirys Andrade

foto: Reprodução

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.