Começa campanha de vacinação contra raiva animal na Paraíba

Neste sábado (9) começa a campanha de vacinação contra raiva animal. O Núcleo de Controle de Zoonoses da Secretaria de Estado da Saúde (SES) definiu a data como Dia D. A meta é de imunizar 639.083 animais, sendo 440.414 cães e 198.669 gatos, até 12 de novembro.

Serão 800 postos de vacinação distribuídos nos 223 municípios paraibanos, com atendimento das 8h às 17h. De acordo com o chefe do Núcleo de Zoonoses da Secretaria, Francisco de Assis, os Municípios já receberam as informações e insumos da campanha, como seringas, agulhas e vacinas.

A raiva é uma doença infecciosa aguda viral que pode ser transmitida aos humanos por mordidas, arranhões e saliva de animas infectados em contato com a pele lesionada, ou mucosas. A doença atinge o sistema nervoso central e em praticamente todos os casos leva à morte, tanto dos humanos, quanto dos animais. A única forma de evitá-la é por meio da vacinação anual dos animais. O imunizante não possui contraindicação.

A Paraíba não registra caso de raiva humana transmitida por cães há 22 anos. Os dois últimos casos da doença registrado no estado foram em 2015, em Jacaraú, e em 2020, em Riacho dos Cavalos. No caso de Jacaraú, o animal envolvido foi um felino, contaminado por uma variante oriunda de morcegos hematófagos. Já em Riacho dos Cavalos, o animal agressor foi uma raposa.

Devem se vacinar contra raiva animal os cães e gatos com idade a partir de três meses.

por Portal Correio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.