TRE determina retotalização dos votos de vereadores em Caiçara e dois parlamentares perdem o diploma

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) determinou nesta sexta-feira (15) que sejam retotalizados os votos para o cargo de vereador no município de Caiçara. A decisão foi tomada após o órgão cassar os diplomas dos parlamentares Fernando José Araújo e Márcio Carneiro dos Santos que disputaram a eleição municipal em 2020 sem preencher a condição de elegibilidade da filiação partidária ao PSB.

De acordo com a decisão, assinada pelo juiz Fábio Leandro de Alencar Cunha, consta na Justiça Eleitoral que Márcio Carneiro é filiado ao Psol desde 2015, o que caracteriza a ausência de condição para exercer o cargo de vereador na Câmara Municipal. O PSB chegou a enviar um documento que informa que os dois parlamentares estiveram no Diretório Estadual para filiação ao partido, mas o juiz considerou a documentação contraditória e unilateral.

“Porquanto, a jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral entende que os documentos em questão são unilaterais e destituídos de fé pública, razão pela qual verifico que o recorrido não logrou êxito em comprovar sua filiação partidária ao PSB, pelo qual obteve a suplência de vereador, no município de Caiçara-PB, tendo disputado o pleito de 2020 filiado ao PSOL”, diz trecho da decisão.

Como consequência da cassação dos diplomas, os votos recebidos pelos dois parlamentares serão destinados ao Psol a partir de uma nova totalização de votos dos vereadores. Serão expedidos novos diplomas caso haja alteração nos eleitos.

por Click PB

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.