Bolsonaro sanciona lei que proíbe sacrifício de cães e gatos saudáveis

Animais abandonados são comuns em pequenas e grandes cidades brasileiras. Muitas vezes, uma situação fora de controle. Na rua, esses cães se reproduzem e se multiplicam. Isabele Angelo, doutora em Ciências Veterinárias, aponta que é um problema de saúde pública..

“Porque são animais que não são cuidados, que não têm o acompanhamento de um médico veterinário. Estão vulneráveis em sua condição sanitária, em sua condição nutricional. Então eles estão mais sujeitos a desenvolver doenças e consequentemente transmitir esses agentes para outros animais e para as pessoas”, explica.

O Jornal Nacional foi até um canil público, onde cada cão tem uma história. Muitos chegaram ali por determinação judicial, porque sofriam maus tratos e agora estão à espera de adoção. E não há prazo para isso.

A nova lei federal vem para reforçar o que é praticado ali: animais saudáveis não podem ser mortos. A eutanásia só é permitida em casos de doenças infectocontagiosas e incuráveis. E mesmo assim, de acordo com a lei, só diante de um laudo técnico e exames atestando a necessidade da extinção do animal.

Mas a matança de animais ainda é comum em centros de zoonoses em alguns municípios. E a necessidade da lei surgiu depois de denúncias de órgãos de defesa dos animais.

A lei entra em vigor em quatro meses em todo o Brasil. Quem não cumprir a lei enfrenta punições, como multa e até prisão previstas na lei de crimes ambientais.

Vanice Teixeira Orlandi, presidente da União Internacional Protetora dos Animais, afirma que a lei é um primeiro passo.

“Eliminação de animais ela não se presta nem a diminuir a população de animais e nem a controlar a raiva e outras zoonoses. O que você tem que fazer realmente para controlar a população de animais é esterilizar os animais. É fazer uma campanha educativa. Promover que as pessoas esterilizem esses animais, que elas adotem em vez de comprar. Então, é todo um programa que precisa ser feito”, diz.

por Jornal Nacional

foto: José Freitas Júnior

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.