Secretário de Saúde alerta para baixa procura por vacina contra HPV na PB

O secretário de saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, fez um alerta aos pais que ainda não levaram os filhos para tomar a vacina contra o HPV. Meninas de 9 a 14 anos e meninos a partir dos 11 anos devem tomar o imunizante que apresentou pouca procura no estado. A vacina faz parte do calendário vacinal da criança e do adolescente que pode ser tomada na campanha multivanização, que foi prorrogada até 30 de novembro no estado.

O vírus HPV é o que causa o câncer do colo do útero. O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que para cada ano do triênio 2020/2022, sejam diagnosticados 16.590 novos casos de câncer de colo do útero no Brasil, com um risco estimado de 15,43 casos a cada 100 mil mulheres. O número é alarmante, já que existe vacina contra o HPV para crianças e adolescentes dos 9 aos 14 anos.

Tanto meninos quanto meninas devem se prevenir através da imunização. A estatística diz que na Paraíba, no ano passado, apenas 29% das meninas e 28% dos meninos receberam essa vacina. Em 2021 o índice está ainda mais baixo, pois apenas 16% das meninas e 17% dos meninos nessa faixa etária, dos 9 aos 14 anos, receberam a dose.

“A menina tem uma diminuição de 87% na probabilidade de desenvolver um câncer de colo uterino, que é um câncer que pode matar, com a imunização. Os meninos vacinados deixam de, no futuro, ser um transmissor dessa doença, já que ela é sexualmente transmissível, e assim diminuir a probabilidade de desenvolvimento do câncer de colo uterino. Há necessidade dos pais e cuidadores levarem filhos e filhas para receber essa vacina e as outras vacinas, como a tríplice, BCG, que é da tuberculose, são 18 vacinas”, esclareceu o secretário.

Em João Pessoa a vacina está disponível nas unidades básicas de saúde da família, nas policlínicas municipais e no centro de imunizações, que fica no bairro da Torre, conhecido como o “Antigo Lactário”.

por Portalt5

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.