Diminui a circulação da Covid-19 entre estudantes da Paraíba, aponta estudo

O Governo da Paraíba divulgou nesta quinta-feira (11) o primeiro balanço sobre a pesquisa epidemiológica realizada com estudantes e professores do Ensino Infantil. Nessa primeira etapa, 1.998 estudantes e 722 professores foram testados e o nível de prevalência do vírus da Covid-19 foi de 0,6% nos alunos e 0,3% nos docentes.

Para efeito de comparação, no final do ano de 2020, mesmo num período em que não havia atividade presencial na escola, 2,2% das crianças de 0 a 9 anos de idade apresentaram infecção ativa por Covid-19.

O objetivo do estudo é analisar de que modo se dá a transmissão da Covid-19 diante do aumento das atividades presenciais nas escolas. Assim, por meio de testes de antígeno, a presença do vírus está sendo mapeada no ambiente educacional das redes pública e privada de ensino da Paraíba.

De acordo com os responsáveis pelas análises, a diminuição de resultados positivos é fruto do avanço da vacinação, mesmo que esta faixa etária não seja elegível para a vacina. Com a ampliação de pessoas vacinadas na comunidade, o vírus tende diminuir a circulação e contaminar menos pessoas.

O diretor da Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB), Felipe Proenço, destacou a importância da pesquisa para a segurança das atividades educacionais no estado. De acordo com ele, os resultados demonstram a viabilidade de se retornar as atividades presenciais, mas ao mesmo tempo exige a manutenção de medidas preventivas no âmbito escolar.

A primeira etapa da análise passou por 231 escolas de Educação Infantil, distribuídas em 91 municípios das 14 gerências regionais de educação. Entre as escolas, 145 são municipais e 86 são privadas. A próxima etapa acontecerá nas escolas de Educação Fundamental, para estudantes e professores dos anos iniciais, que compreende alunos do 1º ao 5º ano.

por Diamante Online

foto: PMSJ/Divulgação/CSC

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.