Surto de coceira em Recife pode ter sido causado por mariposa, avalia Saúde

A Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde do Recife, em Pernambuco, afirmou nesta quarta-feira (08) que as lesões causadoras de coceiras na pele dos moradores da região metropolitana da capital possam ter sido provocadas por uma espécie de mariposa, a Hylesia.

O inseto pode causar dermatite urticante, caracterizada pela pele avermelhada acompanhada de feridas e intensa coceira pelo corpo. Como as análises ainda não foram concluídas, outras hipóteses continuam sendo investigadas.

Os primeiros registros da coceira foram feitos ainda no mês de outubro no Recife. Outras ocorrências seguem em investigação em regiões do estado. Até hoje, 21 cidades notificaram pacientes com sintomas do surto em Pernambuco.

A secretária executiva de Vigilância em Saúde do Recife, Marcella Abath, disse que foi realizada uma investigação mais aprofundada nos bairros de Dois Irmãos e Guabiraba, que ficam na Zona Norte da cidade e são os mais afetados, sendo considerados o epicentro do surto.

“Nesta análise preliminar, a hipótese mais fortalecida é a de que o surto tenha sido causado por uma mariposa. A evidência clínica e laboratorial tem ajudado muito, além do relato dos casos feito pelos pacientes. Os dermatologistas confirmam que o quadro clínico é compatível e, em alguns exames patológicos, foram encontradas cerdas [de mariposa]”, disse.

por MaisPB com g1 PE

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.