População terá mais autonomia para fiscalizar gestores por meio do projeto ‘Empodera’, diz Octávio Paulo Neto, do Gaeco da Paraíba

O coordenador do Gaeco (Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado) do Ministério Público da Paraíba (MPPB), Octávio Paulo Neto, disse, em entrevista ao programa Arapuan Verdade, nesta quinta-feira (9) que o objetivo principal de empoderar a população através da disponibilização de mecanismos de controle das atividades do estado.

Como acompanhou o ClickPB, a iniciativa chamada de projeto ‘Empodera’ é para viabilizar ferramenta digital acessível para que a população também possa fiscalizar as gestões sem precisar da burocracia das instituições para entrar com uma ação.

“Esse projeto visa uma forma de intermediação para levar informação e instrumentos analíticos e educação digital para a população para que elas façam uso de maneira plena da cidadania e habilitem ações populares, que a gente vai tentar fazer uma parceria com a OAB, para que a gente consiga formar pessoas para que entrem com ações populares e não depender de polícia, Ministério Público, CGU, Tribunal de Contas, para poder aportar no Judiciário suas insatisfações contra a condução em face das coisas e negócios públicos”, explicou.

Ainda segundo ele, a população terá mais autonomia para conseguir denunciar casos de corrupção. “A gente precisa entender que o mundo está diferente e a gente tem que aumentar a consciência da população por meio da educação digital para que compreendam nesse novo mundo e se portem com esses novos instrumentos e consigam manter o nível de civilidade. Porque hoje o que é que acontece, muitas das coisas que a gente vê é a falta de entendimento de mundo. Foi criado um site onde nós disponibilizamos informações bem útil, e isso é devido ao novo instrumento de transparência”, destacou Otávio Paulo Neto, promotor coordenador da Gaeco na Paraíba.

por Emmanuela Leite/redação ClickPB

foto: Reprodução

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.