O ano de 2022 terá feriados suficientes para quem quiser aproveitá-los! Ao todo, serão 12 feriados nacionais, três municipais e um estadual. Desses, quatro serão feriados prolongados, ou seja, que cairão numa sexta ou numa segunda-feira e emendam com o fim de semana. Serão os feriados da Paixão de Cristo, na Semana Santa, que cairá na sexta-feira,15 de abril; São João, na sexta-feira, 24 de junho; Aniversário da Paraíba, que cairá na sexta-feira, 5 de agosto e o aniversário de Patos, que cairá na segunda-feira, 24 de outubro.
O carnaval acontecerá na terça-feira, dia 1º de março, mas, a segunda e a terça-feira, além da Quarta-Feira de Cinzas, não são feriados, ficando facultado a paralisação nessas datas.
Outra curiosidade, é que Corpus Christ não é considerado feriado na Paraíba, e sim, ponto facultativo. A data cairá no dia 16 de junho. No entanto, diante da forte tradição católica, muitas pessoas acabam guardando a data.
Veja a lista de feriados em 2022:
Feriados em Patos:
24 de setembro (sábado): Nossa Senhora da Guia, padroeira da cidade;
24 de outubro (segunda): Emancipação Política de Patos;
8 de dezembro (quinta): Nossa Senhora da Conceição, padroeira da primeira igreja de Patos.
Feriado estadual:
5 de agosto (sexta): Aniversário da Paraíba. (Neste mesmo dia, também é aniversário da capital do estado, João Pessoa, e dia de Nossa Senhora das Neves, padroeira da capital e do estado, no entanto, esses dois outros feriados são válidos apenas para João Pessoa).
Feriados nacionais:
1º de janeiro (sábado): Confraternização Universal;
1º de março (terça-feira): Carnaval;
15 de abril (sexta-feira): Paixão de Cristo;
17 de abril (domingo): Domingo de Páscoa;
21 de abril (quinta-feira): Tiradentes;
1º de maio (domingo): Dia do Trabalho;
24 de junho (sexta-feira): São João;
07 de setembro (quarta-feira): Independência do Brasil;
12 de outubro (quarta-feira): Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil;
02 de novembro (quarta-feira): Finados;
15 de novembro (terça-feira): Proclamação da República;
25 de dezembro (domingo): Natal.
Pontos facultativos:
16 de junho (quinta): Corpus Christi;
28 de outubro (sexta): Dia do Servidor Público.
por José Filho