Escola integral de Itaporanga fica fora de prêmio do estado, e professores questionam

A EECIT Monsenhor José Sinfrônio de Assis Filho, em Itaporanga, foi um dos educandários da Paraíba que ficaram de fora do prêmio Escola de Valor 2021, do Governo do Estado. A lista com os colégios contemplados foi divulgada nessa quarta-feira (15), e a falta da unidade de ensino itaporanguense na relação gerou descontentamento nos professores.

O docente Clintenes Klayton Leite de Sousa, que leciona biologia, publicou um vídeo em suas redes sociais demostrando sua insatisfação e de centenas de educadores que se sentiram injustiçados com o resultado e a falta de transparência e atenção por parte do estado.

Segundo Klayton, o referido colégio atende os requisitos expostos no edital que regulamenta o prêmio, como declarações comprobatórias de trabalhos, relatório de ações executadas com base em uma proposta de intervenção voltada para o projeto de vida dos estudantes. Além disso, ele citou também que o educandário possui um IDEB superior ao do Estado da Paraíba, sendo avaliado por todos os ciclos formativos que consideram a escola num processo maduro de sustentabilidade.

 – Nunca tivemos nenhum ponto de atenção nos ciclos que são a representação da própria Secretaria. Estamos na cartilha de Boas Práticas em Gestão da própria secretaria; alcançamos, neste período remoto de imensas dificuldades, 0% de nossos estudantes com taxa de abandono – disse.

Para o professor, a falta de transparência nos resultados feriu o princípio democrático, que foi desconsiderado pela própria Secretaria responsável pelo sistema educacional no estado da Paraíba.

– Lamentável o que foi feito com tantos professores que colocaram a Paraíba no topo e agora a própria Paraíba os derrubou, aos empurrões da falta de reconhecimento de seus trabalhos – expressou.

O educador afirmou que a direção está entrando com recurso no setor competente para que seja reavaliado o projeto Sonhando, Protagonizando e Projetando o Futuro, e disse que estará encaminhando à 7ª GRE o pedido de transparência com prazo definido sobre a avaliação da proposta, já que não conseguiu o contato com a comissão responsável pelo projeto. 

O prêmio

O prêmio teve por objetivo avaliar as escolas públicas estaduais de Educação Básica nas diversas dimensões da gestão escolar, envolvendo também a gestão pedagógica, participativa, de pessoas e lideranças, e de infraestrutura. Os profissionais contemplados receberão a importância financeira correspondente ao 14º e o 15º salário. 

Ao todo, foram 237 escolas inscritas, das quais apenas 140 foram contempladas após avaliação.

Escolas premiadas na região

Outras escolas da região foram contempladas pelo projeto.

Confira:

AGUIAREEEIEF PE ARISTIDES F DA CRUZ
BOA VENTURAECI EST EM JOAO CAVALCANTE SULA
COREMASECI TEC EST ADVOGADO NOBEL VIT
COREMASEEEF MIN CARLOS LUIZ DE ARAUJO
DIAMANTEECIT EST PROFA ADILINA S DINIZ
IBIARAECI EST EM PE MANOEL OTAVIANO/EEEF FRANCA LEITE
ITAPORANGAECI EST PROF FRANCELINO A NEVE
ITAPORANGAEEEF DR MANOEL DINIZ
ITAPORANGAEEEF SIMEAO LEAL
ITAPORANGAEEEFM ADALGISA T DA FONSECA
OLHO DÁGUAECI EST EM ANTONIO A DE ALMEIDA
OLHO DAGUAEEEF CON MANOEL OTAVIANO
PEDRA BRANCAECI EST EM JOAO DE SOUSA PRIMO
PEDRA BRANCAEEEF RAIMUNDO E DE SOUSA
PIANCOEEEF MARIA ELIZA M DE SOUZA
PIANCOEEEM SANTO ANTONIO
SANTA INESEEEF ENEAS LEITE
SANTANA DEMANGUEIRA ECI EST EFMPRESIDENTE KENEDY

por Diamante Online

foto: Tadeu Gomes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.