Estados Unidos faz alerta ao Brasil sobre ida de Bolsonaro à Rússia

O governo dos Estados Unidos está pressionando para que o presidente Jair Bolsonaro cancele a viagem que fará à Rússia neste mês, segundo afirmou uma fonte diplomática.

Bolsonaro irá visitar o presidente Vladimir Putin em meio a uma grave crise diplomática entre o líder russo e Joe Biden, por causa de uma possível invasão das tropas do Kremlin à Ucrânia.

Segundo uma fonte ouvida pela agência Reuters, a intervenção da Casa Branca nos planos do governo brasileiro faz parte de uma iniciativa global para tentar isolar a Rússia.

– Não é uma boa hora para ir – disse a fonte, acrescentando ainda que os EUA haviam “tentado dissuadir Bolsonaro de fazer a viagem” argumentando a ação pode ser um erro.

Autoridades norte-americanas avaliam que a viagem de Bolsonaro a Moscou possa representar um apoio velado ao presidente russo, que estuda uma possível invasão ao país vizinho, conforme relatou a fonte.

Nesta segunda-feira (31), Jair Bolsonaro afirmou esperar que a crise no Leste europeu seja resolvida “em harmonia”. Em entrevista à Record TV, o presidente disse que não irá abordar o assunto com Putin e que o foco do encontro serão assuntos econômicos.

– Se esse assunto vier à pauta, será por vontade do presidente Putin – disse Bolsonaro.

por Pleno.News

foto: PR/Alan Santos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.