Mais de 270 mil paraibanos estão irregulares na Justiça Eleitoral e prazo para regularizar título termina em maio

Mais de 270 mil paraibanos correm risco de não poderem votar nas eleições deste ano. Os dados do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) foram obtidos com exclusividade pelo Portal ClickPB, nesta sexta-feira (11).

De acordo com José Cassimiro Júnior, secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC) do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), estão em situação irregular com a Justiça Eleitoral 279.724 mil eleitores em todo estado. “Desses, 233.971 inscrições atualmente estão canceladas por ausência à revisão e 45.753 por ausência a três eleições consecutivas”, explicou.

Ele reforça que todos irregulares podem mudar a situação fazendo a regularização do título até o dia 4 de maio, prazo previsto no Código Eleitoral, que dá 150 dias antes das Eleições, então, a Justiça Eleitoral atende até 4 de maio de 2022, de maneira improrrogável.

Ele destaca ainda que as pessoas que estão nessa situação podem se regularizar sem sair de casa, o atendimento da Justiça Eleitoral paraibana é prioritariamente feito pela internet, acessando o site do TRE-PB, preenchendo o formulário, juntando os documentos necessários, fotografando com o celular a identidade em frente e verso, o comprovante de residência e fazendo uma fotografia “selfie” de si, pessoa interessada, requerente, segurando o seu documento oficial.

Para os que não têm acesso à internet, pode ser feito um agendamento por meio de telefone, não adianta ir ao Cartório Eleitoral sem antes fazer o agendamento, porque não há atendimento presencial sem agendamento prévio.

Os tipos mais comuns de pendências são ausência à revisão do título, para efetuarem o recadastramento com coleta de dados biométricos e os que não votaram e nem justificaram a ausência por três pleitos consecutivos.

Ainda de acordo com ele, o menor problema para esses eleitores, que estão cancelados, é não votar; existem problemas bem maiores, por exemplo, não conseguem: recadastrar o CPF, quitação eleitoral, passaporte, entre outros.

Na Paraíba existem 10.194 seções eleitorais e 1.815 locais de votação distribuídos em 69 Zonas Eleitorais.

por Emmanuela Leite/ClickPB

foto: Reprodução

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.