A Prefeitura de Boa Ventura, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e a Comissão Intersetorial do Selo UNICEF realizaram o 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF, da edição 2021 – 2024. O evento aconteceu na manhã da última quinta-feira (10), na sede da Câmara Municipal.
Estiveram presentes no evento, a prefeita Talita Lopes e todos os secretários da gestão, além dos vereadores Júnior Freitas e Livoneide Pinto, representantes dos trabalhadores do SUAS e SUS, diretores escolares, conselheiros Tutelares, jovens do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA) e demais representações da sociedade civil.
Após a formação da mesa e fala das autoridades, o articulador do Selo UNICEF no município, o secretário de Assistência Social, Anastácio Cassimiro, fez a apresentação da metodologia do Selo aos participantes, enfatizando que “o 1º Fórum Comunitário é um momento de planejamento participativo, troca de informações e diálogo entre diversos membros da comunidade a respeito de políticas públicas municipais voltadas para a infância e adolescência”.
Na oportunidade, ainda apresentou a Comissão Intersetorial formada por membros do CMDCA, Conselho Tutelar, NUCA e equipe técnica de diversas secretarias do município, como também os mobilizadores do Selo das respectivas secretarias: Assistência Social: Laiz Brenda Gomes, educação: Ramuniza Bezerra, representando a mobilizadora da saúde: Simone Martins, o psicólogo Renato Valério e por fim, a mobilizadora dos adolescentes: Ana Raquel Diniz.
Em seguida, foi realizada uma palestra com a coordenadora da Atenção Básica, Jadcely Serafim, sobre a Importância da Atenção Básica na primeira Infância, onde destacou vários avanços no município inclusive no trabalho de imunização das crianças.
Em Boa Ventura, o 1º Fórum teve como objetivo aprovar o Plano de Ação Municipal pelos Direitos de Crianças e Adolescentes, plano esse que norteará o município ao longo desta edição do Selo UNICEF. O plano foi elaborado a partir do diagnóstico realizado pela a Comissão Intersetorial com base nas propostas apresentadas pela comunidade nos grupos de trabalhos dos 7 resultados sistêmicos e eixo de participação cidadã. O mesmo será enviado a UNICEF logo após a última análise realizada pela Comissão organizadora do fórum.
Ao final, a prefeita Talita agradeceu a todos os agentes envolvidos neste momento e afirmou que “esse é um planejamento coletivo, para atingirmos a meta das propostas estabelecidas a fim de que possamos trabalhar cada vez mais a política da criança e do adolescente no nosso município” .
Ao aderir ao Selo UNICEF, o município assume o compromisso de assegurar como prioridade, políticas públicas voltadas para a infância e adolescência, garantindo por meio dessas, a melhoria dos indicadores de impacto social do município.
por Papo Político