Publicidade

Em Diamante, candidatos a vereador ficaram empatados em número de votos em 2020 e 2024; especialista comenta

Damião Juca e José Venâncio (Foto: Reprodução )

Na eleição deste ano, algo pouco comum aconteceu novamente na cidade de Diamante (PB): dois candidatos a vereador ficaram exatamente com a mesma quantidade de votos. Isso já havia acontecido com eles em 2020.

Damião Juca e José Venâncio, que são do mesmo partido, o MDB, tiveram o mesmo número de sufrágios, e detalhe... na última colocação. Ambos obtiveram 242 (5,17%) votos em 9° lugar, e quem assumiu, por ser mais velho, foi Juca, de acordo com regra eleitoral.

O Código Eleitoral do Brasil estabelece que “em caso de empate, haver-se-á por eleito o candidato mais idoso”, segundo o Artigo 110 da Lei nº 4.737 de 15 de julho de 1965.

Isso significa que o critério utilizado para o desempate é o da idade. Damião tem 61 anos, enquanto Venâncio, 44.

Os candidatos tiveram a mesma quantidade de votos (Foto: Reprodução/Resultados)

O inusitado é que o resultado foi semelhante ao do penúltimo pleito, em que eles também tiveram de decidir a vaga da Câmara pela idade. Em 2020, cada um ficou com 220 votos, 5%.

Damião e Venâncio tiveram 220 votos em 2020 (Foto: Reprodução)

Apesar de Damião assumir a cadeira, José também conseguiu ir para a Casa Legislativa após a Justiça cassar o mandato de três vereadores do Republicanos por fraude à cota de gênero.

Em setembro de 2022, a Câmara empossou ele e mais dois vereadores, Rosimere Laurentino Vieira Barbosa e Francisco Galdino de Sousa. Os três integraram a base aliada do prefeito Hermes Filho e encolheram a oposição, que na época ficou só com um parlamentar.

O jornalista especialista em |Ciência Política Tom Martins afirmou que o caso não tem explicação acadêmica, apenas um fato inusitado.

“Acredito que foi apenas uma coincidência, não tem base na literatura. Mas é um fato muito curioso”, disse o profissional de imprensa.


Nova composição da Câmara

Dos nove vereadores que ficarão na Câmara de Diamante até 2028, pelos menos cinco são novatos. Os outros já estavam na Casa e permanecerão.

Para o próximo mandato, entram Alisson de Dedezão (Republicanos), Pica Pau (PDT), Gordo de Odoniel (PDT), Cícero Venâncio (PDT) e Dada Brito (MDB).

Permanecem: Lurdinha de Bá (MDB), Lucivânio (MDB), Douglas Franco (Republicanos) e Damião Juca (MDB).

Ao todo, seis parlamentares fazem parte da base aliada do prefeito Hermes Filho, que foi reeleito, e três são opositores. 


Por Tadeu Gomes/DiamanteOnline

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem